O mar do menino - Parte 2

O segredo das boas colheitas está na persistência. Inicialmente, a inexperiência pode falar mais alto, os erros podem ser enormes, mas quando a vontade de vencer é multiplamente enorme, os bons resultados aparecem. Dentro da canoa, existe uma lengalenga que balança os corpos, as ondas fazem agitar esse objeto que impede a água de entrar em grande quantidade, e afundá-lo. O garoto permanece firme nas suas pequenas pernas, tentando seguir a sua sina, na busca do alimento e do empirismo que lhe permitirá melhor conduzir, aquilo que o Criador ofereceu “quase afabalmente”: a inteligência para o domínio-imperfeito-do mar.
No céu, havia muitas nuvens com uma branquitude acinzentada, uma ameaça de trovoada estava um tanto distante. A amenização do ambiente inventava uma certa calmaria marítima, e os pensamentos do menino aplainavam até lugares longínquos, onde ele se imaginava numa sala de aula, aprendendo o que não desejaria aprender. Afinal, tudo o que ele quer está ao seu alcance. A imensidão salgada à sua frente representa a educação facultativa que é essencial na identidade que vai construindo.

Durante esse tempo, os peixes iam sendo apanhados aos montões, queixando-se do seu ganho de azar, e da vitória de sorte do pequeníssimo pescador. Pra ver que a natureza consegue beneficiar uns, prejudicar outros, e inúmeras vezes, áqueles seres beneficiados acabam saindo prejudicados.
Variados sorrisos rodeavam os lábios do rapaz, que via uma formidável recompensa pela devoção ao afluê das águas marinhas. A felicidade é feita de pequenas conquistas. Naquele instante, o aluvião dos peixinhos tristonhos com uma respiração desinspirada, era o motivo desse triunfo. Com certeza, isso seria um motivo de orgulho para o seu pai, que mesmo não estando ali no momento, se fazia representar abstratamente, nos ensinamentos que passou para o primogénito...

                                         Lauro José Cardoso

Temas: 

Scholarly Lite is a free theme, contributed to the Drupal Community by More than Themes.