Mapa do Patrimônio Cultural

Subscreva feed Mapa do Patrimônio Cultural
Feed de incidente para Patrimônio Cultural de STP
Actualizado: há 1 hora 44 minutos atrás

Festa da Padroeira de Bom jesus

Sex, 31/10/2014 - 09:21
Festa da padroeira de Bom Jesus é organizada por um grupo de pessoas mais antigas da localidade de Oque Del Rel, Boa Morte e arredores com varias participações Culturais incluindo a famosa Tragédia Formiguinha de Boa Morte e muito mais.

Roça Belo Monte

Qui, 30/10/2014 - 10:04
Roça Belo Monte Belo Monte, Ilha do Príncipe Cuidadosas obras de reabilitação transformaram os edifícios coloniais do quintal da Roça Belo Monte, datados de finais de 1800, numa encantadora pousada charme de nível internacional. O projecto vai incluir um "Museu de história natural do Príncipe" e um restaurante panorâmico no miradouro com vista fantastica para a paradisíaca praia banana. Data de abertura: 29 de Abril.

Roça Porto Real

Qui, 30/10/2014 - 09:37
Roça Porto Real Porto Real, Ilha do Príncipe Porto Real é composta por oito dependência e esta implantada na zona oeste da ilha do Príncipe. A configuração arquitectónica de Porto Real era do tipo "Roça-Terreiro" ou seja estava subdividida em várias áreas - laboral, habitacional e hospitalar -, estruturadas em torno do terreiro central. A roça pertenceu a Sociedade Agrícola Colonial e tinha uma produção agrícola variada. Há quem diga que produzia o melhor óleo da palma de toda a ilha. Em 1910 possuía uma caminho de ferro com 30km

Fruta-pão - Diversidade

Qui, 30/10/2014 - 09:34
Fruta-pão é uma das variedades de alimento existentes em S.tomé e Príncipe, cresce na árvore denominada fruteira (cresce quase 80 anos). A fruta-pão atinge 1 á 3 quilos de peso, e pode-se comprar em qualquer mercado do país, é comida depois de assada, e pode ser acompanhada com peixe cozido, frito ou grelha. Este alimento é muito importante para S.tomé e Príncipe.

Tragédia Girrasol de Ganda

Qui, 30/10/2014 - 09:23
É uma Tragédia que fica na localidade de Praia Melão no Distrito de Mé Zóchi. Foi fundada em 6 de Agosto de 2010 com 33 elementos incluindo os tocadores

Roça Monte Café

Qui, 30/10/2014 - 09:19
Roça Monte Café Monte Café, Dto. Mé-zochi, Ilha de São Tomé A Roça Monte Café esta localizada na região de Mé-Zóchi, no centro da Ilha de São Tomé. É uma das mais antigas roças do país, tendo sido fundada em 1858, por Manuel da Costa Pedreira. A 670 metros de altitude, em terrenos bastante propícios para a cultura de café arábica, assumiu o lugar de destaque como a maior produtora de café, entre as restantes roças são-tomenses.

Festa de Louco

Qui, 30/10/2014 - 08:40
É uma Festa realizada na localidade de Café Café com varias actividades como: Religiosa(Missa) e Culturais(Bulaê e D"janbi de Senhor Cruz)

Roça Colonia Açoreana

Qui, 30/10/2014 - 08:27
Roça Colonia Açoreana Colónia Açoreana, Dto. Caué, Ilha de São Tomé Colonia Açoreana está localizada na zona sul da ilha de São Tomé, próximo de Santa Cruz dos Argolares. Foi propriedade dos irmãos Domingos Machado da Silveira e Paulo e João Jorge da Siveira e Paulo (1857-1933), natural dos Açores (Portugal). A roça possuía um pequeno caminho de ferro com 2 km utilizado na condução do cacau seco para embarque. Fotografias desta roça mostram comboios traccionados por locomotivas a vapor.

Pousada Roça São João

Qua, 29/10/2014 - 11:33
Pousada Roça São João Uma plantação ecológica, parte restaurante, parte pousada e parte projecto universal de arte contemporânea. O antigo palácio da administração da roça, onde moravam os patrões, é hoje uma encantadora pousada histórica, impregnada de charme e bom gosto.

Roça Monte Mario

Qua, 29/10/2014 - 11:18
Roça Monte Mario Monte Mario, Dto. Caué, Ilha de São Tomé O terreiro da Roça Monte Mario está localizado numa altitude de cerca de 300 metros, cercado de todos lados por belíssimas paisagens.

Roça Belo Monte

Qua, 29/10/2014 - 10:41
Roça Belo Monte Belo Monte, Ilha do Príncipe Cuidadosas obras de reabilitação transformaram os edifícios coloniais do quintal da Roça Belo Monte, datados de finais de 1800, numa encantadora pousada charme de nível internacional. O projecto vai incluir um "Museu de história natural do Príncipe" e um restaurante panorâmico no miradouro com vista fantastica para a paradisíaca praia banana. Data de abertura: 29 de Abril.

Boca do Inferno-São Tomé

Qua, 29/10/2014 - 08:57
Um par de quilómetros ao sul de São Tomé vai encontrar Boca de Inferno, na boca dos infernos. É um fenómeno natural causado quando as ondas encontra seu caminho para uma ravina estreita, que termina em uma caverna com um buraco no telhado. A água é então forçado até o buraco e cria uma cascata de água que se atira para o ar. É uma cena muito dramática quando as ondas grandes hits dos penhascos negros.

Arquivo histórico

Ter, 28/10/2014 - 11:42
O Arquivo Histórico de S. Tomé e Príncipe criado em 1969 pelo decreto n° 49047, de 7 de Junho, é o órgão nacional vocacionado para a identificação, tratamento e divulgação do numeroso acervo documental reconhecido como valioso património histórico para esta e para as gerações vindouras. Conservar os documentos é uma tarefa que se impõe. O estabelecimento de normas criteriosas de recolha, selecção e classificação que impeçam a perda e a dispersão de documentos, quanto a nós, é operação chave na preservação de testemunhos materiais

Mosonguê

Ter, 28/10/2014 - 11:23
Mosonguê: em São Tomé as pessoas usam esse nome para diferenciar o verdadeiro calulu do falso porque eles são muito parecidos, o falso calulu é que chamam de mosonguê, isso surgiu devido as pessoas que não sabem fazer o verdadeiro calulu. Para sua confecção é necessário: azeite de palma, folhas de( maquêquê,gimboua, couve, pega rato,olho de goiaba, libó de água, folha ponto, folha verde de matabaleira, etc), maquêquê, beringela, quiabu, fruta pão, cebola, tomate, sal, pão pimenta, óssami,malagueta e variedades de peixes fumado. posso dizer que os dois são saborosos.

Mercado Municipal de São Tomé

Ter, 28/10/2014 - 11:15
Mercado é um local no qual agentes económicos procedem à troca de bens por uma unidade monetária ou por outros bens. Neste mercado encontra-se vários tipo de alimento que são alimento de Agricultura, diverso tipo de peixe , carne, frutas etc Ela no mercado encontra vários tipo de pessoa de diverso bairro de São Tomé

Molho de Fogo

Ter, 28/10/2014 - 10:46
Molho de Fogo: é um prato típico de Príncipe mais faz-se também em São Tomé, só que não é a mesma coisa porque o verdadeiro molho de fogo e feito no Príncipe. Os ingredientes necessário para sua confecção são: peixe fumado e salgado, beringela, maquêquê, azeite de palma, tomate, folha de maquêquê,folha gímboua, pão de pimenta, óssami,pimenta, sal,alho, malagueta(qb),água(qb). Nota: no caso de peixes pode usa salgado e fumado os mesmo tempo e também pode usar um dos dois porque há pessoas que não gostam de peixe fumado ou salgado, isso varia de pessoa.

Souô

Ter, 28/10/2014 - 10:26
Souô: Uns dos prato típico de São Tomé.OS Ingredientes necessários para sua confecção são: matabala,peixe(fumado), óssami, pão de pimenta,pimenta, malagueta, tomate, água, sal,farinha de trigo e azeite palma. Depois de feito pode-se come-lo com farinha mandioca que é feito com mandioca.

O Pico de S.Tomé

Ter, 28/10/2014 - 10:25
O Pico de São Tomé é a mais alta montanha de São Tomé e Príncipe, com 2024 metros de altitude no topo. Situa-se no oeste da Ilha de São Tomé. A montanha é arborizada e acessível somente a pé. A caminhada até o topo do pico é uma tarefa estimulante mas que exige uma boa forma física e condições atmosféricas propícias. Um dia de caminhada permite chegar ao pico e desfrutar do tamanho de 2024m de altitude magníficas paisagens com as nuvens a centenas de metros abaixo. Durante a caminhada é frequente observar-se as aves como o pombo columba thomensis e o beija-flor gigante. A descida do pico pode fazer-se pela vertente noroeste, em direcção à Ponta Figo.

Prédio da Avenida Marginal 12 de Julho ou "Prédio de Banco"

Ter, 28/10/2014 - 10:16
É um prédio com 26 apartamentos, onde nem todos se encontram habitados, mas todos já possuem seus respetivos donos. Encontra-se numa parte privilegiada da cidade capital, já tem uns bons anos de existência(esta parte precisa ser mais explicada). Alberga alguns funcionários do Banco Central de STP e outras tantas personalidades anónimas.

ROÇA BOA ENTRADA

Ter, 28/10/2014 - 09:58
ROÇA BOA ENTRADA Boa Entrada, Dto. Lobata, Ilha de São Tomé Boa Entrada é uma das mais antigas e importantes plantações de São Tomé. Esta localizada na fronteira entre a região de Mé-zochi com a região de Lobata, estando exactamente na zona de maior movimento agrário da ilha. A roça produz cacau, banana, fruta-pão e copra. Boa entrada é uma Roça sem murros nem edifícios a delimitar o espaço, é uma "Roça-Terreiro", composta pela casa principal de um lado e as senzalas do outro, o centro da roça não é o terreiro, mas sim a casa principal, que tem toda a força organizadora do espaço. Roca Boa Entrada 1920boa entrda hospitalRoca Boa Entrada

Páginas

Scholarly Lite is a free theme, contributed to the Drupal Community by More than Themes.